Coordenador : Marcos Alexandre Teixeira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388881.2206.220199.24012023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A comunidade universitária fluminense, assim como ás pessoas próximas a ela (a exemplo de pais e cônjuges).
Local de atuação: Junto à comunidade acadêmica da UFF e suas congêneres no estado, assim como envolvimento à população ao derredor dos campi.
Objetivo
O projeto visa desenvolver as atividades de Cooperação entre a UFF – Universidade Federal Fluminense e o CVV Comunidade Niterói, na forma de, mas não limitado a: cursos, ações de capacitação, atividades de apoio emocional à comunidade universitária, assim como outras atividades que os partícipes considerarem elegíveis. Exemplos destas atividades são: Ações de sensibilização da comunidade acadêmica (como o Setembro Amarelo), ações dirigidas à estudantes de cursos específicos (como plantões de escuta), ações de capacitação junto à comunidade acadêmica e externa (como Curso Caminho de Valorização da Vida e curso Caminho para o Desenvolvimento de Facilitadores), aproximação às atividades do post do CVV em Niterói (como a realização do PSV - Programa de Seleção de Voluntários), entre outras ações. Entende-se que estas podem ser estendidas à outras comunidades acadêmicas, como por exemplo da UFRRJ.
Resumo
Com o objetivo de responder ao chamado adoecimento da comunidade acadêmica, que se verifica no aumento de casos de depressão, níveis de ansiedades e – em casos extremos – a morte por suicídio de discentes, a UFF – Universidade Federal Fluminense, busca lançar ações junto à sua comunidade acadêmica que possibilite a esta, formas de buscar uma melhoria da sua Saúde Mental e qualidade de vida, tanto para estudantes, quanto para servidores e professores; enfim de todos os membros da sua comunidade acadêmica (assim como de seus associados; como pais e cônjuges). Desta forma, se estabelece este projeto de extensão em parceria com a equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV), do posto de Niterói, mormente com o grupo do CVV Comunidade Niterói uma série de ações que visa transferência de conhecimento, troca de saberes e oportunidades de realização conjunta de ações com foco na comunidade acadêmica e seu entorno. Estas ações tem por objetivo o apoio emocional e a prevenção ao suicídio, envolvendo, mas não limitado a: atividades diretas de intervenção junto à comunidade acadêmica (e seu entorno), realização eventos (tais como, mas não limitado a Setembro Amarelo),e capacitações (cursos periódicos. De forma a maximizar as ações, estas poderão ser estendida para outras comunidades e/ou instituições de ensino do Estado).